domingo, 15 de abril de 2012

POLUIÇÃO DO RIO JOANES SE AGRAVA A CADA DIA.

Responsável por 40% do abastecimento de água de Salvador e Região Metropolitana a situação do Rio Joanes está cada vez pior. Os esgotos de condomínios de luxo, das comunidades ribeirinhas e os resíduos das indústrias situadas próximas ao rio são os principais fatores de contaminação.
Análise de amostra de água do Rio Joanes, coletada no ano passado por técnicos da Cetrel, indicou uma elevada carga orgânica e indicadores de contaminação por esgotos urbanos. Foram registrados valores de Coliformes Totais e Termotolerantes acima da referência do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que estabelece parâmetros de níveis máximos aceitáveis de poluição. 
O Joanes que já apresentou oito metros de profundidade, atualmente se encontra com apenas 4 metros. Dos 40 quilômetros de rio, oito estão poluídos. Os esgotos são os principais fatores da mortandade de peixes e ostras, sem contar o mau cheiro que se espalha por toda parte. 
Sensibilizados com a situação de abandono que se encontra o Rio Joanes, moradores de Lauro de Freitas e Camaçari se uniram com pescadores e marisqueiras e criaram a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Rio Limpo com a missão de salvar o Rio Joanes.
De acordo com o morador do Condomínio Pedra do Rio e diretor executivo da Rio Limpo, Fernando Borba, a solução para o drama do Joanes está na realização das obras de saneamento básico que os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas deram início no ano passado. Segundo ele, a esperança dos moradores é que o projeto da prefeitura se conclua em 2014 e que o rio volte a respirar e sustentar dezenas de famílias de pescadores como foi um dia.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Link Greenpeace

Link Greenpeace


  ©JACARÉ SOLTEIRO - Todos os direitos reservados.

Contatos. 71 81454798 / 8680-3818 / 9331-3069 Email. marcelo_laudano@hotmail.com | Inicio